
SOLID by example com Kotlin
Desenvolver software é uma arte. Porém, ao contrário de algumas formas de arte, onde o observador possui a liberdade de interpreta-la com base nas suas próprias percepções, um software não pode possuir diferentes formas de interpretação. Então, o desenvolvimento de software é a arte de criar código claro, conciso e auto explicativo.
Durante o processo de desenvolvimento, é muito fácil deixarmos de lado os termos claro, conciso e auto explicativo, criando códigos difíceis de serem entendidos, não manuteníveis e não expansíveis.
Para auxiliar a evitar que situações como essa aconteçam, temos alguns princípios que devem ser seguidos durante todo o processo de desenvolvimento. Tais princípios criam uma base sólida para que o código do software tenha uma longevidade cada vez maior. Esses princípios são descritos no livro Clean Architecture (Arquitetura Limpa), escrito por Robert C. Martin e dentre eles, temos os princípios SOLID, um acrônomo em inglês para:
- Princípio da Responsabilidade Única (Single Responsibility)
- Princípio Aberto/Fechado (Open Closed Principle)
- Princípio da Substituição de Liskov (Liskov Substitution Principle)
- Princípio da Segregação de Interface (Interface Segregation Principle)
- Princípio da Inversão de Dependência (Dependency Inversion Principle)
Essa série de artigos visa apresentar cada conceito presente no SOLID com exemplos em Kotlin, com o intuito de exemplificar de forma clara cada um deles.